quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aprenda a ensinar o gosto da criança pela leitura 

1. Organize seu tempo e leia para uma criança
Separe uma parte do seu tempo exclusivamente para ler. Mostre que esse momento é só de vocês e que a atenção está toda voltada para a leitura e para a própria criança. 

2. Deixa a criança sentir os livros 
Deixe os livros sempre à disposição da criança, para que ela possa explorá-los e compreender como são utilizados. A criança deve se familiarizar com eles, antes mesmo de começar a ler. Sentir, tocar, faz parte do aprendizado. 

3. Leia a história em vez de contá-la 
Ler um texto em voz alta garante acesso da criança ao universo da escrita, diferentemente de quando contamos ou dramatizamos uma história. Valorize a leitura e evite improvisos. Aproveite a oportunidade para apresentar novas palavras as crianças. 

4. Valorize o livro 
Os livros infantis são ricos não só em relação ao texto mas também às ilustrações e aos projetos gráficos. Revele esses recursos para a criança, permita que ela desenvolva seus gostos e preferências sociais. 

5. Permita à criança expressar-se enquanto você lê 
Durante a leitura, pode ser que a criança comece a falar sobre a história, demonstrando curiosidade e interesse. Deixe-a expressar-se livremente. Esse envolvimento torna a leitura mais significativa. 

6. Convide pessoas de diversas faixas etárias para ler 
A leitura pode ser compartilhada por várias gerações. É uma ótima oportunidade para a troca de experiências.  

Fonte: www.itau.com.br/itaucrianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário